Presidente do CCSPP esteve na reunião que aconteceu na última semana em BH; entre as demandas estão mais efetivo para as polícias, viaturas, computadores, apoio à implantação do videomonitoramento e construção de sede da delegacia regional

ReuniaoBH 05
Comitiva de Patrocínio junto às autoridades, entre elas, o secretário de Segurança Pública de MG

Na manhã da última quinta-feira (26/04) uma comitiva de Patrocínio, liderada pelo secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes Alcides Dornelas, acompanhado pelo presidente do Conselho Comunitário de Segurança Preventiva (CCSPP) Valdir Ferreira Neves, do presidente da ACIP Aldo Roriz, do produtor rural Marcelo Queiroz representando a Expocaccer, do diretor de segurança da Penitenciária de Patrocínio Sidney Aparecido Rosa e da delegada sindical do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de Minas Gerais Heloisa Helena, estiveram em Belo Horizonte reivindicando melhorias para a segurança pública de Patrocínio.

A comitiva foi recebida no gabinete do secretário de Estado da Segurança Pública de Minas Gerais Dr. Sérgio Barboza Menezes, no prédio Minas da Cidade Administrativa da capital, onde também se faziam presentes e participaram da reunião o chefe geral da Polícia Civil de Minas Gerais Dr. João Octacílio, o representante do Estado para Assuntos Penitenciários Dr. Marcelo, o assessor de Articulação Interinstitucional da PM Coronel Webster Souza e o deputado estadual Durval Ângelo.

A comitiva patrocinense fez uma exposição detalhada dos vários problemas vividos atualmente por Patrocínio com relação às questões da segurança pública, destacando os problemas com as frotas de viaturas das polícias Civil e Militar, em todas as suas áreas e divisões internas de atuações, além da falta de efetivo na PM com o número de pessoal bem abaixo do recomendado para o seu bom funcionamento.

Um dos objetivos principais foi sensibilizar as autoridades sobre a urgente necessidade de uma atenção especial para a reestruturação de pessoal da Polícia Civil em Patrocínio. O discurso nem precisou de ensaio: “Precisamos de mais investigadores, de escrivães e de delegados. Também precisamos de novos computadores e demais equipamentos para o bom desempenho das atividades da polícia investigativa”.

Para a Polícia Ambiental e para a Polícia Rodoviária o CCSPP também registrou junto ao Secretário de Estado o pedido de um computador e um notebook para cada uma das unidades, já que se trata de uma demanda apresentada ao Conselho pelo comando das corporações.

A comitiva ainda registrou a necessidade do Estado em auxiliar na implantação das câmeras de videomonitoramento no município, bem como, na construção de uma sede para a 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Patrocínio.

ReuniaoBH 01
Valdir, Aldo, Alcides, Marcelo e Heloísa: comitiva patrocinense em BH

Houve a promessa das autoridades estaduais de que todas as questões apresentadas estarão sendo avaliadas nos próximos dias objetivando resolver com maior urgência os problemas mais emergenciais apresentados. Assim, a comitiva julgou extremamente positiva essa reunião.

Com relação à recomposição de pessoal da Polícia Civil e da Polícia Militar a promessa é a de que nas próximas formaturas pelas academias da PC e PM, Patrocínio será contemplada com a designação de novos policiais.

O Presidente do CCSPP Valdir Neves disse ter sido uma reunião bastante produtiva na medida em que foram ouvidos por várias autoridades do Estado com poder de decisão. “O secretário de Segurança de MG e demais autoridades se mostraram visivelmente sensibilizados com a nossa situação (carência de pessoal e de viaturas) e prometeram uma avaliação de toda a situação e buscar soluções aos problemas apresentados”, disse.

“Assim, continuaremos acompanhando a evolução dos acontecimentos e cobrando do Estado as melhorias no sistema de segurança pública de Patrocínio para melhorar os nossos resultados no enfrentamento da violência e da criminalidade”, finalizou.

ReuniaoBH 02

 

ReuniaoBH 03

ReuniaoBH 04

(André Luiz Costa / Comunicação CCSPP)